Congada é uma manifestação folclórico-religiosa, de origem africana, trazida ao Brasil pelos povos africanos. Trata-se de uma bailado guerreiro, de caráter religioso, que representa, tradicionalmente, a luta entre o bem e o mal.
É constituída por cortejos com danças coletivas, que representam ou não um auto. Cada grupo de Congada denomina-se Terno e é caracterizado pela cor da farda.
São quatro os ternos de Congos em Atibaia: Terno Verde (Centro da cidade), Terno Rosa (Bairro do Alvinópolis), Terno Azul (Morro Grande) e Terno Vermelho (Bairro do Portão).
O principal evento envolvendo a apresentação das Congadas é a Festa do Ciclo Natalino, que inicia-se no dia 25 de dezembro com o levantamento dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário em frente à igreja que leva o nome da santa. No dia 27‚ dia de Nossa Senhora do Rosário, é iniciada a alvorada às 6 horas da manhã, seguida de missas e procissões durante todo o dia. Dia 28 acontece a comemoração em homenagem a São Benedito – santo de maior devoção de todos os ternos de Congadas – começando também com a alvorada, missas e procissões ao longo do dia, e terminando com uma queima de fogos e o reinado de São Benedito. Finalizando a festa, no dia 6 de janeiro – ou no domingo mais próximo desta data – é realizado o descimento dos mastros.
Os grupos também homenageiam São João Batista, padroeiro de Atibaia, dançando e cantando em seu louvor no dia 24 de junho, participando da alvorada, do desfile cívico e da procissão.