Nos últimos anos, a pauta da preservação do meio ambiente se tornou cada vez mais presente em nossas vidas. Medidas como reciclagem de resíduos, plantio de árvores e redução das emissões de carbono na atmosfera estão sendo mais discutidas, e realizadas em diversas partes do planeta, com o objetivo de reduzir os impactos das mudanças climáticas, as quais já estão muito presentes.
Na cidade de Atibaia, também ocorrem diversas ações de preservação ambiental, em áreas como educação, agricultura e monitoramento do clima. Com inovações tecnológicas, também é possível garantir que mais pessoas possam tomar medidas sustentáveis, contribuindo juntos para que tenhamos um mundo melhor.

Conhecendo Atibaia
Localizada a pouco mais de 60 quilômetros de São Paulo, Atibaia foi fundada no ano de 1665. O município fica no caminho de uma das principais rotas entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, com população de 158.640 habitantes, de acordo com a Prefeitura. Geograficamente, o município também está próximo da Serra da Mantiqueira.
A cidade também é conhecida como a Capital Nacional do Morango. Nas décadas de 1950 e 1960, imigrantes japoneses e italianos chegaram até Atibaia e região, e iniciaram com o plantio da fruta. Com o passar dos anos, Atibaia passou a se tornar a principal produtora de morangos em São Paulo. Atibaia também faz divisa com alguns importantes municípios paulistas, como Bragança Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã e Campo Limpo Paulista.
Tecnologia para a preservação ambiental
Felizmente, já é possível preservar o meio ambiente que vivemos com o apoio da tecnologia. Uma das possibilidades é através da solução de controle de acesso a determinados espaços, como estufas com plantações, evitando, por exemplo, que ocorra a invasão de insetos que se proliferam em excesso devido ao desequilíbrio ambiental influenciado pelas mudanças climáticas.
Estes dispositivos são responsáveis por oferecer maior flexibilidade e controle administrativo sobre as pessoas que têm ou não acesso a determinados ambientes. Seu gerenciamento poderá ocorrer de forma completamente remota, sem ser conectado a nenhum servidor ou a outros equipamentos. Como vantagem, será possível monitorar o acesso de todas as pessoas que entram ou saem destes determinados espaços, por 24 horas por dia, com a apresentação de relatórios em tempo real, sempre que houver a necessidade.
Para o caso de Atibaia, esta tecnologia poderá ser aplicada aos locais onde há plantações de morango. Isso permite garantir o controle do plantio de maneira mais efetiva, bem como a facilitar o monitoramento e a evolução das frutas até o momento da colheita.
Outras formas da tecnologia para a conservação do meio ambiente
Também existem outras maneiras para preservar a natureza através da tecnologia, e que podem ser aplicadas também em Atibaia. Um dos exemplos está com o uso de energias renováveis, seja a energia solar ou eólica, que não poluem o ar nem o solo, e diminui o uso da energia das hidrelétricas, desperdiçando menos água.
Outra ação importante poderá envolver algumas medidas de proteção à biodiversidade, principalmente com relação às espécies ameaçadas de extinção. Já existem sistemas de inteligência artificial em que fazem análises ambientais e possíveis alertas de sinistros.
Uma terceira alternativa está com o uso de chips rastreadores de dados para animais silvestres. O objetivo é obter a coleta de dados sobre estas espécies, e identificar casos de tráfico e caça ilegal, prevenindo crimes contra a natureza.
Preservação da natureza também passa pela educação
O futuro do planeta, e da conservação ambiental, também poderá ocorrer através da educação, envolvendo crianças e adolescentes das escolas. Em Atibaia, recentemente, estudantes de uma escola municipal realizaram o plantio de mudas de árvores. O objetivo foi contribuir com a arborização no município, através de uma ação importante para o combate das mudanças climáticas. Um ambiente com muitas árvores é fundamental para reduzir a temperatura local em dias mais quentes, e também reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera.
Iniciativas de educação ambiental também podem incluir atividades ligadas à agroecologia nas escolas, com o plantio e cultivo de frutas e hortaliças sem o uso de químicos e agrotóxicos. A ação contribuiria para que as crianças e adolescentes pudessem ter mais contato com os processos de produção de alimentos, que seriam consumidos pelos próprios alunos durante as refeições. Além disso, as instituições de ensino poderão ser importantes na gestão de resíduos recicláveis, como garrafas, latas, papel, jornais e itens orgânicos.
Conclusão
O trabalho de conservação ambiental é essencial sob diversos aspectos. Atualmente, através da tecnologia, é possível contribuir para que tenhamos um mundo mais preservado. Para o caso de Atibaia, a preservação também se faz necessária, seja para garantir uma arborização melhor no município, buscando mais áreas de preservação.
Todas as ações citadas acima são essenciais para que a Capital Nacional do Morango seja um lugar cada vez mais ligado à sustentabilidade, protegendo toda a biodiversidade existente.
Fonte: Assessoria de Imprensa