O bloqueio atmosférico e uma massa de ar quente e seco predominam sobre o Sudeste do Brasil nos próximos dias. Por conta disso, a expectativa é de um fim de semana com muito sol e calor em toda a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo por causa dessa onda de calor, que deve aumentar as temperaturas até meados da próxima semana, com destaque para o tempo extremamente seco.
As autoridades estaduais também recomendam o uso de protetor solar e procura por atendimento imediato em unidades de saúde em casos de insolação, grande dificuldade para respirar, alterações bruscas de pressão arterial e desidratação. As pessoas devem evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h e manter animais de estimação em locais protegidos.
A Defesa Civil ainda recomenda atenção para as áreas de vegetação seca, uma vez que o risco para incêndios florestais será elevado.
Esta sexta-feira (10) será de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Podem ocorrer pancadas de chuva, com moderada a forte intensidade. Máxima 32º e mínima de 18º.
O sábado (11) deve ser de sol com aumento de nuvens a partir da tarde. Não chove. Máxima de 33º e mínima de 19º.
Para o domingo (12), a expectativa é de sol entre poucas nuvens e calor intenso, sem chuva. Máxima de 35º e mínima de 22º.
A previsão para a segunda-feira (13) é de sol e algumas nuvens. Máxima de 36º e mínima de 23º.
A terça-feira (14), deve ter sol e aumento de nuvens de manhã, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Máxima de 35º e mínima de 21º.
Fonte: Climatempo / Cptec.inpe / AccuWeather