Contador é preso em Atibaia suspeito de integrar quadrilha de estelionatários

Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nesta terça-feira (1º) em Atibaia, Bragança Paulista e São Paulo.

A Polícia Civil prendeu um contador na manhã desta terça-feira (1º) em Atibaia (SP) durante uma operação contra uma quadrilha de estelionatários. Ele é suspeito de ser o responsável pela organização administrativa e contábil do esquema.

Ao todo, estão sendo cumpridos durante a manhã dois mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão em Atibaia, Bragança Paulista e São Paulo.

Documentos e cartões foram apreendidos com contador durante operação Loki em Atibaia (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Um chinês suspeito de integrar o grupo foi preso em São Paulo. A operação foi batizada de Loki, em referência ao deus da trapaça na mitologia nórdica. A investigação é da Polícia Civil de Guarulhos (SP).

Atuação

De acordo com a polícia, a quadrilha aliciava pessoas com pouca instrução, que eram usadas em cartórios, em Guarulhos e São Paulo, para que fizessem reconhecimento de firma em documentos.

Segundo a investigação, o estelionato era praticado com a falsificação de documentos públicos e particulares, com o objetivo de homologar os documentos por autenticidade, para que posteriormente os selos fossem retirados e usados em contratos de locação, onde as vítimas aparecem como fiadores dos contratos, criando assim obrigações financeiras para estas.

Os supostos fiadores disseram à polícia que não conheciam as pessoas nos contratos. Segundo a Polícia Civil, a quadrilha ainda criava empresas em nome de terceiros para vender testes de Covid-19 sem a devida autorização regulamentar.

A operação seguia em andamento até a última atualização da reportagem.

Fonte: G1.globo.com