O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Portão está sendo reformado e, por conta disso, o atendimento realizado na unidade está, provisoriamente, em novo local: uma sala do Terminal Rodoviário do bairro.
Conforme a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no CRAS é realizado o Programa de Atenção Integral da Família – PAIF, que consiste na oferta de ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio de trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, bem como encaminhar para as outras políticas públicas.
Além disso, o CRAS conta com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras e estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS são equipamentos que executam as políticas públicas de assistência social e promovem o fortalecimento da convivência com a família e com a sociedade. Atibaia conta ainda com mais três CRAS (Imperial, Caetetuba e Tanque), áreas onde há predominância de famílias atendidas pelos programas sociais, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.
“O trabalho de acolhimento, encaminhamento para diversos serviços e acompanhamento das famílias continua normalmente”, ressalta a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile. “É muito importante que as famílias participem dos programas sociais e se referenciem nas unidades dos CRAS do município”, complementou.
O CRAS Portão atende das 8h às 16h e, momentaneamente, em função da reforma da unidade permanente, disponibiliza o telefone 9-5891-6236 para contato. Mais informações na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Avenida Zeferino Alves do Amaral, nº 78, Centro) pelo telefone (11) 4414-0650.