Eclipse solar parcial será visto em parte do Brasil nesta quarta-feira (2)

No entardecer desta quarta-feira, 2 de outubro de 2024, algumas regiões do Brasil poderão observar um eclipse solar na sua fora parcial. Somente uma pequena faixa territorial do globo terrestre poderá observar este evento astronômico como um eclipse solar anular.

Eclipse solar parcial no Brasil

Quando – 2 de outubro de 2024 – quarta-feira

Hora – aproximadamente entre 16h30 (Brasília) e 18h30 (Brasília); o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais no sul do Brasil, mais cedo começa o evento.

Onde – os estados brasileiros que poderão ver o eclipse solar, em ordem crescente de maior parte do disco solar eclipsado: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito santo, Goiás, Mato Grosso, Bahia

(Imagem Ilustrativa de Kevin Kandlbinder por Unsplash)

Exemplos: capitais com Cuiabá e Brasília não poderão ver o eclipse solar parcial de 2 de outubro de 2024; Goiânia verá apenas 0,02% do disco solar eclipsado, enquanto o Chuí, no Rio Grande do Sul, o local mais ao sul no Brasil, verá 38,15% do disco solar eclipsado, a maior porcentagem no Brasil.

O que é um eclipse?

A palavra eclipse significa “desaparecimento”. Em Astronomia, um eclipse é o desaparecimento total ou parcial de um objeto celeste por outro.

Eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando quando temos um alinhamento entre o Sol – Lua – Terra, nesta ordem.

No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. Para quem está na superfície da Terra olhando para o céu, é a Lua que “esconde” o sol. Se o disco lunar não consegue esconder completamente o disco solar, ocorre o eclipse solar anular, que tem a aparência de um anel de incandescente ao redor de um disco preto.

Quando o disco lunar esconde só porções do disco solar, então ocorre o eclipse solar parcial.

Eclipse solar no Brasil

No Brasil, o eclipse de 2 de outubro de 2024 só poderá ser visto como um eclipse solar parcial, mas o espetáculo astronômico não será para todos.

O professor Marcos Calil, do Urânia Plenário e do momento Astronômico explica:

“De forma aproximada, os observadores que estiverem entre as latitudes da cidade de Belo Horizonte e Chuí, poderão observar o eclipse como parcial. as para todas as pessoas que estiveram em latitudes acima de Belo Horizonte, infelizmente o eclipse não poderá ser observado”

Segurança visual para ver o eclipse

A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É preciso proteger os olhos de forma correta. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis à visão e até, em casos extremos, cegueira.

Eclipse pela internet

Para quem não puder ver o eclipse, ao ar livre, o professor Marcos Calil estará comandando uma live do Urânia Planetário. Nesta live especial, as pessoas vão acompanhar o eclipse solar na sua forma parcial ao vivo, via telescópios e, para os observadores que estiverem nas as regiões que poderão observar o eclipse, irão aprender como observar o eclipse de forma segura.

O Urânia Observatório está localizado em Atibaia, no interior de São Paulo. Nesta localização será possível observar 9,59% do disco solar eclipsado pelo disco lunar. A duração do fenômeno será de 1 hora, 27 minutos e 21 segundos.

Dados do eclipse para o Urânia Observatório:

Início da Live: 16 horas
Início do Eclipse Solar Parcial: 17h 00min 01s
Momento Máximo (9,59%): 17h 44min 19s até 17h 46min 22s
Ocaso do Sol eclipsado: 18h 03min 37s (primeiro toque do disco solar no horizonte)

Fonte: Climatempo