Uma das principais propostas do Projeto De Olho nos Rios é desenvolver a reestruturação hídrica das propriedades rurais, evitando a erosão do solo e a sedimentação dos leitos dos rios. Nesse sentido, foi realizada uma oficina em parceria com a CATI e Secretaria de Agricultura de Atibaia, para promover a qualificação de agentes municipais, requalificando-os em práticas conservacionistas na manutenção de estradas rurais.
A oficina vai ao encontro de uma necessidade presente no cotidiano das comunidades rurais, de melhores condições de locomoção em uma região que possui grande importância para o abastecimento de alimentos.
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar