A prefeitura de Atibaia (SP) anunciou que recebeu, na última semana, quatro fuzis que deverão equipar a Guarda Civil Municipal.
As novas armas de fogo são modelo semiautomáticas, sendo dois fuzis modelos T4 com calibre 5,56 de 11,5 polegadas e outros dois, do mesmo modelo, calibre 5,56 de 14,5 polegadas.
De acordo com a prefeitura, cada fuzil custou pouco mais de R$ 15,6 mil aos cofres públicos – totalizando um investimento de R$ 62,6 mil.
Segundo a administração, apenas guardas civis municipais que forem habilitados poderão utilizar as armas. Essa habilitação deve seguir a portaria que prevê o mínimo de 12 horas-aula teóricas e 20 horas-aula práticas com 120 disparos.
Em nota, a prefeitura afirmou que o objetivo da aquisição desses armamentos é mais a prevenção na segurança.
“É importante ressaltar que a função desse tipo de arma adquirida pela prefeitura é mais preventiva, pois os criminosos, ao terem conhecimento de que a cidade pode fazer frente ao poder de fogo deles, são desestimulados a tentarem agir em Atibaia e seus arredores”, explicou.
Ainda no comunicado, a administração explicou que as armas só serão utilizadas em última instância. Na justificativa, a prefeitura de Atibaia explicou que a cidade é cortada pelas rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I, onde há roubos de carga e carro-forte, sendo que os criminosos também utilizam armas mais potentes.
De janeiro a novembro de 2022, segundo os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Atibaia contabilizou 35 roubos de carga.
Fonte: G1.globo.com