Inmet estende alerta ‘amarelo’ para chuvas intensas na região até sexta-feira (31)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, nesta terça-feira (28), o alerta para a possibilidade de tempestades e ventos fortes nas cidades da região de Atibaia.

O alerta emitido valeria até esta terça-feira (28). Agora, com a prorrogação, a previsão se estende pelo menos até sexta-feira (31).

(Imagem Ilustrativa: Valentin Müller por Unsplash)

No período do alerta, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.

As cidades da região foram classificadas pelo instituto como amarelo no grau de risco. Esse é o menor grau na escala de gravidade. Veja:

🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo

Há condições para temporais, raios, rajadas de vento e até granizo em todas as cidades da região. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Inmet estende alerta ‘amarelo’ para chuvas intensas na região (Foto: Reprodução)

Orientações de segurança

Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.

O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.

A Defesa Civil também orientou a população a adotar medidas de precaução para minimizar os riscos de tragédias provocas pela chuva intensa. Veja as dicas:

  • Evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, mesmo de carro.
  • Ficar atento a sinais de deslizamentos, como inclinação de postes, árvores ou rachaduras em terrenos e paredes.
  • Durante ventos fortes, deve-se manter distância de árvores, postes e estruturas frágeis.
  • Em caso de tempestades com raios, desconecte os aparelhos eletrônicos da tomada.

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Fonte: G1.globo.com