Câmeras de monitoramento da Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, em Atibaia (SP), registraram o início de um racha entre dois carros e o atropelamento de um jovem no fim de semana.
O caso aconteceu na madrugada do último sábado (25) e a vítima segue internada em estado grave na UTI da Santa Casa. Envolvido no acidente, Leandro Cesar Rodrigues Roque de Faria fugiu do local sem prestar socorro à vítima.
As imagens mostram um veículo cinza do modelo Honda Civic emparelhado com outro veículo no início da alameda. Ambos estavam com pisca-alerta acionado, comum em disputas de rachas, segundo a Guarda Civil.
Em determinado momento, os dois arrancam e percorrem a via em alta velocidade. Nas imagens do acidente, é possível ver que o carro responsável pelo atropelamento é o cinza escuro, que larga na faixa da esquerda.
O veículo cinza claro, que larga na faixa da direita, aparece freando depois que a vítima é atropelada e fica caída no chão.
A distância percorrida pelo condutor entre o início da alameda e o local do atropelamento foi de cerca de 400 metros, que foi percorrida em pouco mais de 15 segundos. O limite da via é de 40 km/h.
Atropelamento
A vítima estava com um grupo de amigos e foi surpreendida pelo carro em alta velocidade ao tentar atravessar a Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez fora da faixa de pedestres.
Pelas imagens, é possível ver que a vítima consegue perceber a aproximação do carro e tenta escapar, mas é atingido pelo carro do modelo Honda Civic e lançado na pista. Após o atropelamento, amigos da vítima correm até ele para prestar socorro.
Não prestou socorro
O autor do atropelamento seguiu em fuga e não prestou socorro à vítima. Ele foi detido momentos depois em sua casa por Guardas Civis Municipais. No registro policial, os guardas afirmam que Leandro estava bêbado.
“Os guardas constataram que o indiciado estava visivelmente embriagado, apresentando hálito alcoólico, voz pastosa e andar cambaleante. O indiciado, de tão bêbado que estava, não conseguia sequer sair sozinho do carro”, diz o documento.
O homem foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, fuga do local do acidente, por participar de corrida e lesão corporal culposa na condução de veículo automotor. O veículo do indiciado foi apreendido.
No domingo, o motorista de 24 anos foi solto após passar por audiência de custódia. Segundo o Tribunal de Justiça, o jovem recebeu liberdade provisória e foi estabelecida fiança de R$ 2,6 mil – ele tem um prazo de 72 horas para fazer o pagamento.
Além disso, deve comparecer em juízo quando for solicitado e está proibido de sair da região por mais de sete dias.
Versão do motorista
A reportagem do g1 conseguiu contato com o autor do atropelamento nesta segunda-feira (27). Leandro Cesar Rodrigues Roque de Faria negou que estivesse alcoolizado e que estivesse participando de um racha.
“Não estava [embriagado]. Inventaram um monte de coisa, falaram que eu estava tirando racha, eu fui fazer uma ultrapassagem. O vídeo mostra meu reflexo, que estava em dia. Eu tentei desviar do corpo dele, até subo na guia. Uma pessoa alcoolizada não tem reflexo para isso”, disse.
O rapaz ainda afirmou que deixou o local com medo de sofrer linchamento.
“Não prestei socorro não. Tinha muita gente no local, pessoal ia me linchar. Moto começou a vir atrás, saíram atrás”.
Fonte: G1.globo.com