Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Culinária Sustentável, projeto que busca incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, o empreendedorismo e a geração de renda por meio de oficinas gratuitas realizadas no Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A oficina de receitas natalinas sustentáveis acontece no próximo dia 21 (segunda-feira), com duas opções de horário – das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30 – e inscrições via formulário on-line disponível em: bit.ly/culinaria-sustentavel-atibaia .
Trabalhando temas diversos, as oficinas do Culinária Sustentável abordam o ciclo do alimento – do planejamento das compras até o consumo, passando pelo preparo e melhor aproveitamento – buscando ressignificar essas relações. A ideia é ensinar a aproveitar integralmente os alimentos, valorizando como ingredientes e fontes de nutrientes as cascas, talos e sementes que usualmente são descartados.
Com a proposta de gerar uma mudança na cultura de consumo e desperdício, o projeto tem como base a economia solidária, abrangendo também noções de empreendedorismo, economia circular e modelos de negócio sustentável para geração de renda e promoção da inclusão social. As aulas são gratuitas e acontecem no Departamento de Segurança Alimentar, localizado na Rua Gonçalves Dias, 255 – Jardim Cerejeiras.
Programa de Educação Cultural
O projeto Culinária Sustentável integra o Programa de Trabalho Social (PTS) da Atibaia Saneamento, parceria público-privada (PPP) responsável pelo serviço de esgotamento sanitário no município. Constituída pela Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) e o Grupo Iguá, a PPP também promove outra frente de trabalho dentro PTS, o Programa de Educação Cultural (PEC), com foco na educação socioambiental e atuação nas escolas municipais. O PTS também conta com a parceria da Prefeitura da Estância de Atibaia e é realizado pela NTICS.
Envolvendo alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o programa de Educação Cultural (PEC) busca estimular a reflexão sobre como podemos ajudar a construir um futuro mais sustentável, abordando temas como saneamento básico e uma melhor utilização dos recursos hídricos e naturais, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia