O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso (PSD), afirmou nesta quinta-feira (26) que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada pelo chefe do executivo municipal durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Com mais esse registro, a cidade de Atibaia chega ao quarto caso confirmado de coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde do município. Apesar disso, os casos ainda não constavam nos números divulgados pelos governos estadual e federal, que têm balanços diferentes.

Saulo Pedroso, de 37 anos, afirmou que não apresenta sintomas da Covid-19. Ele disse que está bem, em isolamento social e trabalha de casa desde a última sexta-feira. O prefeito deve ficar em quarentena até a próxima sexta-feira, conforme indicação dos médicos.
O prefeito de Atibaia afirmou que teve sintomas da doença há cerca de 12 dias e procurou fazer o exame. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (26) e ele testou positivo para doença.
Outros casos
A cidade tinha até esta quinta-feira outros três casos. Uma mulher de 27 anos, profissional da saúde e moradora da cidade, mas foi diagnosticada em um hospital de São Paulo. Ela apresentou sintomas, está em isolamento em casa e apresenta melhoras nos sintomas.
O segundo caso foi confirmado na segunda-feira (23) em uma turista da Itália que foi para Atibaia a passeio. Apesar de infectada, ela está assintomática e em isolamento desde que chegou, mas com quadro de saúde estável.
O primeiro paciente que testou positivo para coronavírus (Covid-19) na cidade é um homem de 51 anos que foi internado em um hospital particular em São Paulo.
Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, o paciente é hipertenso e tem sobrepeso. Ele tem histórico de diversas viagens para o exterior recentemente, mas desconhece contato com algum paciente com suspeita ou confirmação de coronavírus.
A prefeitura informou que criou o Centro de Operações de Emergência (COE) Covid-19 para prevenir, tratar e informar os moradores sobre o novo coronavírus em Atibaia. O novo órgão vai centralizar a divulgação dos casos suspeitos registrados na cidade.
A cidade tem 40 pacientes aguardando resultado para atestar se estão infectados pelo coronavírus.
Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)