A Vigilância Sanitária de Atibaia, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, alerta para um novo golpe direcionado a empresários da cidade envolvendo o nome da pasta. Proprietários de estabelecimentos relataram o recebimento de telefonemas de pessoas que se passam por fiscais solicitando o agendamento de uma vistoria. Em seguida, os golpistas informam que entrarão em contato novamente com o empresário para passar um código pelo celular confirmando o agendamento. Ao digitar, o telefone celular da vítima estaria automaticamente clonado, tendo todos os seus dados pessoais confiscados.
De acordo com a Vigilância Sanitária, “ao menos sete pessoas informaram terem recebido esse tipo de telefonema nos últimos dias”. A Vigilância Sanitária informa que suas vistorias regulares não são agendadas por telefone e a única vistoria agendada é a prévia para avaliação da edificação que é realizada por solicitação do empresário antes da instalação da empresa.
Todos os trâmites de solicitações e licenciamento junto à Vigilância Sanitária são realizados através do Sistema de Protocolo Digital – Atibaia Sem Papel e pelo portal VRE/Redesim. A Vigilância Sanitária informa ainda que os comerciantes não devem efetuar nenhum tipo de pagamento para qualquer pessoa que se identifique como fiscal. Quaisquer taxas ou multas são pagas após o respectivo processo administrativo sanitário pelo Sistema de Protocolo Digital – Atibaia Sem Papel. Em caso de dúvidas ou suspeitas, o comerciante pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio dos telefones 4414 3350 ou 4414 3358, ou ainda acionar a polícia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia