O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso (PSD), realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais na tarde deste domingo (5) e anunciou que vai publicar um decreto que oficializa a intervenção da empresa Sou Atibaia, responsável pelo transporte público da cidade. Com a medida, a prefeitura passa a fazer gestão dos ônibus e ficará responsável pela parte administrativa da empresa.
O chefe do executivo alegou que existe uma relação complicada com a empresa desde o início do contrato e que nesta madrugada foram surpreendidos com a empresa levando 70% da frota para fora da cidade, assim como materiais de almoxarifado e manutenção.A Sou Atibaia nega as acusações (leia mais abaixo).
“Sem qualquer comunicação com a prefeitura ou com os funcionários, a empresa Sou Atibaia fez a retirada de parte da frota da cidade. Nós registramos boletim de ocorrência na polícia e decidimos por essa medida emergencial para garantir o acesso ao transporte para os moradores que precisam trabalhar durante a quarentena”, contou o prefeito, justificando a necessidade da medida para garantir o transporte público na cidade.
De acordo com Saulo Pedroso, antes da quarentena já foi solicitado que a empresa fizesse melhorias no serviço oferecido, com mais horários e linhas disponíveis, assim como mais limpeza dos ônibus. Porém, segundo ele, isso nunca foi atendido e durante a quarentena, o diálogo com a empresa ficou comprometido.
“Nós solicitamos que nesse período de pandemia fosse reforçada a limpeza dos ônibus, que não houvesse lotação das linhas e até nos comprometemos em nossa última conversa a definir um formato de subsídio, para que a empresa pudesse continuar operando com mais ônibus na cidade, mas nada disso foi atendido”, afirmou o prefeito.
O prefeito contou ainda durante a live que já imaginava que a Sou Atibaia poderia tomar alguma medida ‘drástica’ e que por isso colocou um equipe da Guarda Civil Municipal para vigiar as atividades na garagem da empresa.
Intervenção
Com a intervenção, funcionários da prefeitura farão a parte administrativa da Sou Atibaia, coordenando linhas, horários, limpeza dos ônibus e realizando os pagamentos dos trabalhadores. Segundo o prefeito, nenhum funcionário será demitido e o uso do cartão de passe e recargas não sofrerão alteração nesse período.
Além disso, caso a quarentena seja encerrada antes da normalização do serviço em Atibaia, motoristas e a frota de ônibus da prefeitura serão disponibilizados para complementar o transporte da cidade, além de ônibus de empresas particulares, para conseguir atender a demanda de passageiros.
O que diz a Sou Atibaia
Em nota, a empresa Sancetur – Sou Atibaia informou que recebeu com perplexidade a notícia publicada no site da prefeitura de que será decretada a intervenção da empresa e que ainda não foi notificada oficialmente de quaisquer medidas tomadas pelo prefeito.
A empresa disse que repudia a decisão, pois ‘o serviço prestado pela empresa nunca sofreu descontinuidade, somente redução de frota em razão das medidas tomadas para não proliferação da Covid-19’.
A Sou Atibaia alegou ainda que com a quarentena, a quantidade de usuários do transporte coletivo despencou para menos de 10% e que a empresa teve que tomar medidas de redução de gastos para continuar prestando serviço e manter o emprego dos funcionários.
A empresa reforçou que ‘o serviço nunca foi interrompido e que a empresa não abandonou e nem pretende abandonar a cidade, passageiros e seus funcionários’ e que devido à redução da frota, aproveitou o período para fazer manutenção preventiva nos ônibus que não estavam em operação.
Por fim, a Sou Atibaia informou que está realizando obras de melhorias na sede da empresa na cidade.
Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)