Abril começa na Casa Viva com o retorno da Quinta Literária! Sexta tem show de lançamento do CD “SP” com o violonista e produtor Michi Ruzitschka e sábado é a vez da apresentação do pianista Tiago Costa e o flautista e saxofonista Teco Cardoso.
05.04 | QUINTA – Quinta Literária sobre a poeta mineira Henriqueta Lisboa, com Vivian Catenacci
Na volta da Quinta Literária, a contadora de histórias Vivian Catenacci (foto 1) traz a obra da poeta mineira Henriqueta Lisboa (foto 2).
Henriqueta foi a primeira mulher na Academia Mineira de Letras, onde ocupou a cadeira 26, tendo como patrono Evaristo da Veiga. Publicou ensaios e poesias, tendo seu primeiro livro, Fogo fátuo, publicado quando tinha apenas 21 anos. Na meia-idade, publicou seu livro mais conhecido, Flor da morte, escrito após a morte do grande amigo e mentor Mário de Andrade. Henriqueta publicou três obras infantis: O menino poeta (1943), Lírica (1958) e a reedição de O menino poeta (1975), que também foi lançado em disco pelo Estúdio Eldorado. A poeta recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. A escritora ainda traduziu os Cantos de Dante Alighieri e poemas de Gabriela Mistral. Um de seus retratos feito pela amiga Aurélia Rubião foi premiado pelo Terceiro Salão de Belas Artes de Belo Horizonte. Vem saber mais sobre Henriqueta Lisboa!
Horário: 19h | Contribuição Sugerida: 10$
06.04 | SEXTA – Lançamento do CD “SP”, de Michi Ruzitschka
“A primeira vez que vi Michi tocando fiquei intrigado, porque ele tocava com suínge de João Bosco, de Baden Powell.” (Chico César)
O violonista e produtor Michi Ruzitschka vem à Casa Viva com o show do CD “SP”, lançado em 2017, que conta com suas principais influências musicais vividas na metrópole paulista, passando por ritmos nordestinos e estilos da fronteira do Brasil, tais como chamamé e zamba argentina. Música africana e o Jazz Manouche também foram referências para a criação das composições originais. Além das músicas autorais, Michi apresenta no show versões dos clássicos “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito), “Tempo de Amor” (Baden Powell/Vinicius de Moraes), a obra-prima cabo-verdiana “Sodade” (eternizada na voz de Cesária Évoria) e uma versão instrumental de “Sem Ganzá Não é Côco” (Chico César). Michi toca violão sete cordas e vem acompanhado por Marcos Paiva no contrabaixo acústico.
Website: http://michiruzitschka.com.br/ | Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCL9lw2MzxYreMMyDWIIsSYQ
Horário dos shows: a partir das 21h | Couvert Artístico: 25$
07.04 | SÁBADO – Show “Erudito Popular… e vice-versa”, com Teco Cardoso & Tiago Costa
O pianista Tiago Costa e o flautista e saxofonista Teco Cardoso desenvolvem neste duo um repertório baseado em releituras que vão de Villa-Lobos ao compositor de trilhas de cinema John Williams, passando por Lea Freire e Ernesto Nazareth, juntamente com algumas composições autorais, buscando sempre o acabamento erudito na canção popular aliado ao sabor popular da canção erudita. “… era o dito popular, o sertão vai virar mar … e vice-versa”.
Facebook: https://www.facebook.com/duotc/ | Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ug8L2OEoTMw
Horário: a partir das 21h | Couvert Artístico: 25$
E NA PRÓXIMA SEXTA, DIA 13, ESTREIA…
Cardamomo – Alimentação Feliz – O Restaurante
As portas da nossa cozinha se abrem ao cardamomo e a muitas outras especiarias de forte personalidade, o que confere um ar internacional a uma cozinha essencialmente vegana e caseira, que viaja por diversas culturas gastronômicas, levando na bagagem produtos locais e regionais, de boa procedência, preferencialmente orgânicos e frescos. Também encontram espaço nessa viagem o azeite extra-virgem, o óleo de coco, o dendê, o óleo de gergelim, os produtos integrais, os grãos, as ervas, enfim, todo alimento que verdadeiramente nutre.
A cozinheira, Sheila Pereira Filha de pais vegetarianos, transferiu para as filhas e a neta a consciência de uma alimentação não violenta e nutritiva, que se opõe ao uso de produtos ultra-processados. Apaixonada pela alquimia dos alimentos e por viagens, faz da comida do dia-a-dia uma experiência sensorial que tanto pode nos remeter ao oriente quanto à comida da avó, assegurando que a monotonia não encontre espaço entre as suas panelas.
Preço único (a confirmar), serviço livre (de 3 a 4 saladas e pratos quentes), uma mini-sobremesa incluída. Um sabor de suco natural por sexta, cobrado à parte. Toda sexta um cardápio diferente, das 12h às 14h. Mais informações em breve!
Casa Viva PiracaiaEndereço: Pça. Júlio Mesquita, 56, Centro, Piracaia – SP (ao ladoda Igreja Matriz)
Info/Reservas: 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo)
E-mail: piracaia.casaviva@gmail.com
Facebook: CASA VIVA Piracaia | Instagram: casaviva.piracaia
Nota de Ana Laura Mosquera, assessora de comunicação