Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “colagens”, com trabalhos inéditos da artista visual atibaiense Júlia Holzhauser. A exposição faz parte da programação online do Casarão Julia Ferraz, alternativa para seguir com suas ações culturais em tempos de COVID-19, e acontece no site do espaço cultural até 9 de janeiro de 2021.
“colagens”, de Júlia Holzhauser, trata de temas relacionados ao universo do feminismo, a história e a política do Brasil e do mundo. Para a artista, a colagem como narrativa de fragmentos visuais, traz a possibilidade de ressignificar, achar novos caminhos e construir uma composição única, utilizando e reutilizando elementos gráficos. A exposição traz trabalhos criados com fotografias históricas, propagandas e até uma fotografia antiga da avó da artista.
O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Sobre o Casarão Julia Ferraz
O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura estadual.
Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)
A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.
Serviço
colagens – exposição da artista visual Júlia Holzhauser
Quando: 09/12/2020 a 09/01/2021
Local: https://casaraojuliaferraz.com/
Evento Gratuito
Fonte: Assessoria de Imprensa Casarão Julia Ferraz