Estação SESI de Atibaia apresenta novo espaço de dança com atividades culturais neste sábado (8)

A Estação SESI de Cultura Atibaia realizará, no dia 8 de fevereiro, a partir das 9h, uma série de atividades culturais para marcar a apresentação do novo espaço onde serão ministradas aulas dos Núcleos de Dança e Música. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

(Foto: Divulgação)

Para integrar ainda mais as atividades já realizadas na unidade, o espaço interno foi reorganizado. Com o novo projeto, foram criados espaços para aulas de dança, com instalação de espelhos e barras, por exemplo. Com a novidade, a Estação SESI de Cultura passará a ofertar mais vagas para crianças e adolescentes da comunidade nos Núcleos de Dança e Música.

Além da novidade, a Estação continuará com espaços dedicados ao acervo de livros e com computadores para utilização do público. O investimento neste novo projeto reforça a missão do SESI-SP em estimular e incentivar a cultura e a leitura. “Essa novidade traz um ganho muito grande para a comunidade, para a cidade. É uma forma de contribuir ainda mais para o acesso democrático à cultura. Além disso, os cursos de dança e música contribuirão para a promoção da inclusão e incentivo na formação de novos talentos”, disse Carlos Frederico D’Avila de Brito, Gerente Regional do SESI.

Programação especial

Para marcar a apresentação do novo espaço, foi preparada uma programação cultural com várias atrações a partir das 11h.

Bandinha da Cotonete Maria

A “Bandinha da Cotonete Maria” fará a abertura da programação, às 11h, com uma apresentação que relembra e homenageia artistas que fazem parte da história da cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. É uma experiência que mescla música, circo, humor e nostalgia. Cotonete, por exemplo, é palhaça, baliza e a regente de músicos atrapalhados e talentosos. Fezão na tuba, Wellington no sax, Lucas na percussão, Osmar no trompete e Jeazi no banjo levam músicas circenses e infantis, além de muita interação e brincadeiras para todo tipo de público. Clique aqui para reservar seu ingresso.

(Foto: Divulgação)

Hoje tem festa no céu

Às 15h, o grupo Manhas & Manias Projetos Culturais apresenta o espetáculo “Hoje tem festa no céu!” A peça é baseada em contos populares e lendas brasileiras. Com direção de Eduardo Figueiredo e dramaturgia de Cintia Alves, a história narra a jornada do Sol e da Lua em busca do coco de tucumã, que esconde a noite. Com a ajuda de personagens mágicos da fauna brasileira, eles enfrentam desafios e aprendem importantes lições sobre amor e preservação ambiental. Clique aqui para reservar seu ingresso.

(Foto: Divulgação)

Estação SESI de Cultura Atibaia abre 240 vagas para cursos de dança e 180 para música

A Estação SESI de Cultura Atibaia está oferecendo 240 vagas para o Núcleo de Dança e 180 para o Núcleo de Música. As inscrições serão realizadas online a partir de 8 de fevereiro, data de inauguração do novo espaço de arte da Estação. O link para inscrição será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2025, a partir das 9h, no site e nas redes sociais da Estação SESI de Cultura Atibaia.

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos de iniciação musical em instrumentos de Cordas Dedilhadas (violão e ukulele) nos níveis básico, intermediário e avançado, em Canto, e em Cordas Friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico), divididos em módulos chamados Iniciação Instrumental I, II, III e IV, além de Prática de Conjunto. O objetivo é promover o acesso à música de forma interativa e lúdica, visando o desenvolvimento pessoal e a sensibilidade estética e artística dos alunos. A iniciativa do SESI-SP contribui também para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, formando cidadãos mais ativos em seu contexto social.

O Núcleo de Dança do SESI-SP desenvolve cursos livres de dança, com critérios técnicos, com foco na capacitação (não profissionalizante) dos alunos. São voltados para pessoas a partir de 4 anos de idade, em várias unidades do SESI-SP, tanto na capital quanto no interior. As aulas têm como objetivo estimular o aprendizado de habilidades técnicas que dialogam com a experiência educativa. Os cursos são indicados para todos aqueles que buscam experiência em dança, explorando não apenas as habilidades técnicas de movimentação, mas também aspectos mais amplos da expressão corporal. São divididos em dois módulos: fixo, com cursos oferecidos todo semestre, abrangendo balé clássico, jazz e dança contemporânea, e móvel, com oficinas de variados estilos de dança, oferecidas esporadicamente ao longo do ano nas unidades.

Etapas

  • 4 a 8 anos | Iniciação I e II – Propostas de experimentação lúdica e abordagens corporais variadas.
  • 9 a 12 anos | Básico I e II – Introdução à linguagem específica da dança, com estudos técnicos do movimento e jogos de criação.
  • A partir de 13 anos | Aperfeiçoamento I e II – Desenvolvimento técnico, ampliação de repertório e autonomia criativa.
  • Adultos e terceira idade | Vivência da Dança – Desenvolvimento de habilidades para dançar, considerando as mudanças corporais, e proporcionando um momento diferenciado do cotidiano, com reflexão sobre as criações cênicas.

A Estação SESI de Cultura Atibaia está localizada na Rua Meca, 360, Jardim das Cerejeiras. Mais informações: (11) 4411-5103

Estação SESI de Cultura Atibaia

Inaugurada em 20 de abril de 2018, a Estação SESI de Cultura Atibaia se tornou uma grande aliada no incentivo e promoção da cultura na Região Bragantina. Em 2024, recebeu mais de 65 mil pessoas em suas atividades. Desse número, vale destacar a participação de 1.500 estudantes, por meio de ações escolares, e a participação de 1.685 pessoas nas 109 oficinas criativas realizadas. A unidade recebeu 19 apresentações de artes cênicas, 9 de música e 5 de literatura.

Em parceria com o Museu Catavento, a Estação SESI de Cultura Atibaia recebeu as exposições “A Vida das Borboletas” e “Do macaco ao homem, conheça e se reconheça”, esta última segue em cartaz até 30 de março de 2025. Mais de 1.200 pessoas visitaram as mostras.

A Estação conta também com um espaço de convivência, que, em 2024, recebeu 6.229 visitantes. Pouco mais de 4 mil crianças usufruíram da brinquedoteca, além de quase 3 mil outras pessoas que visitaram o local.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesi-SP