Educação avalia leitura de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental até 6 de dezembro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começou, na última semana, a aplicação da avaliação da fluência leitora de 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental. As avaliações serão feitas até o dia 6 de dezembro.

Por meio dessa prova, a pasta poderá identificar quantas crianças são pré-leitoras, leitoras iniciantes ou leitoras fluentes na passagem para o 3º ano do Ensino Fundamental.

(Foto: Divulgação / Governo de SP)

A prova integra as ações do Governo do Estado para atingir a meta de ter 90% dos estudantes leitores no 2º ano até 2026. No ano passado, o resultado da primeira avaliação apontou que 64% das crianças matriculadas, então no 2º ano, eram consideradas leitoras iniciantes e fluentes.

A avaliação de fluência leitora é realizada por meio do aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, o CAEd, utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.

“Nós entendemos que a criança tem que estar alfabetizada ao final dos sete anos, ao final do 2º ano. A criança alfabetizada na idade certa, ela se torna protagonista do seu próprio conhecimento”, explica a técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, Márcia Bernardes.

Esta será a primeira vez que a Educação de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano. Primeiro, com o resultado do ano passado e segundo, com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

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