As matrículas para o ano letivo de 2020 na rede estadual de São Paulo podem ser realizadas até o dia 23 de setembro.
Confira o passo-a-passo:
Até quando posso fazer a matrícula?
A matrícula para o ano letivo, que é a rematrícula, vai até dia 23 de setembro. Essa matrícula é só para quem já é aluno das escolas estaduais.
Do dia 1 a 31 de outubro abre a matrícula para os estudantes de outras redes.
Para quem já é membro da rede pública
Para quem já tem o filho ou afilhado na rede pública, a matrícula é simples. Basta acessar um dos dois canais online da matrícula: o aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) e a Secretaria Escolar Digital.
Vale lembrar que o sistema já aponta automaticamente a escola mais próxima do local de moradia. É preciso preencher o login com o número do R.A. – registro do aluno – e a senha que já utiliza na Secretaria Escolar Digital (SED).
Dentro do sistema, é preciso clicar na opção “matrícula” e selecionar o ano letivo do jovem. Se o estudante optar por seguir no ensino técnico, deverá clicar na opção “Novotec”, e selecionar um dos muitos cursos disponíveis.
Para quem não é membro da rede pública
Aqueles que ainda não possuem filhos na rede pública devem realizar o cadastro. Para isso, basta ir à escola pública mais próxima, portando documentos como RG do jovem e do responsável, comprovante de endereço e histórico escolar, e se cadastrar.
O cadastro irá fornecer um R. A. e uma senha, que devem ser usados na hora do acesso aos ambientes digitais. A partir daí, o processo se torna o mesmo do item acima.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo