O Programa Capacitação, desenvolvido pela Coordenadoria de Emprego e Renda, abre na próxima segunda-feira (8) as inscrições para 175 vagas em cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, que serão oferecidos gratuitamente na modalidade de ensino a distância (EAD). Diante da pandemia que estamos atravessando e as transformações provocada por ela em todas as áreas, notadamente naquelas que dizem respeito à educação, ao trabalho e à geração de renda, o Programa procura incentivar trabalhadores e empreendedores a transformar a crise em oportunidade de desenvolvimento, oferecendo aulas virtuais de panificação, produção de salgados, cuidador familiar, foto e vídeo com celular para fins comerciais, além de dois cursos voltados à temática do home office e do teletrabalho.
A oficina “Implantando o teletrabalho na sua organização” é voltada especificamente às empresas e a inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/KLPZfznjpu6VgSob7 . Nos demais cursos podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos e os interessados em participar podem se candidatar a uma das vagas preenchendo o formulário de inscrição disponível no link: https://forms.gle/z2LNmzweFoKWDkix9 . Os cursos têm previsão de início no dia 15 de junho e serão realizados em ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno terá acesso aos conteúdos e recursos didáticos, de acordo com cronograma estabelecido pelo professor. Os participantes terão flexibilidade para escolher o momento de realização das atividades previstas, com cargas horárias que variam de 8 a 40 horas, sendo que as atividades com transmissão online e ao vivo serão previamente agendadas pelo instrutor via grupo de WhatsApp.
Como os cursos acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem, é necessário que o aluno tenha acesso à Internet. Para interagir com os conteúdos oferecidos, um celular é suficiente, mas alguns recursos da plataforma de ensino podem ser mais bem aproveitados quando o acesso é feito pelo computador. Em alguns cursos como os de panificação, salgados ou foto e vídeo, devido à temática abordada, outros materiais e utensílios podem ser necessários. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio (completo ou cursando), com exceção do curso de cuidador familiar, que requer ensino fundamental II completo. As vagas são limitadas e a lista de inscritos será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura. A descrição dos cursos, conteúdos abordados, carga horária, quantidade de vagas e requisitos mínimos está disponível no link.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia