Resultados da avaliação da rede estadual de São Paulo, o Saresp, mostram que o desempenho na educação piorou em 2023, primeiro ano da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do governo do estado.
A média dos alunos nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) caiu 10 pontos em português e dois pontos em matemática em relação a 2022. O resultado foi ainda pior do que o registrado em 2021, durante a pandemia do coronavírus e com a maior parte dos alunos estudando remotamente. A nota também é a mais baixa dos últimos dez anos.
A informação foi publicada inicialmente pelo jornal “O Estado de S.Paulo” e confirmada pelo g1 e pela TV Globo.
Veja a média da nota dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em língua portuguesa nos três últimos anos:
- 2023 – 234,4
- 2022 – 244,2
- 2021 – 241,4
Veja a média da nota dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em matemática nos três últimos anos:
- 2023 – 246,3
- 2022 – 248,6
- 2021 – 246,8
Segundo a Secretaria da Educação, pela primeira vez na história, o Saresp de 2023 avaliou todas as turmas de anos finais do ensino fundamental — do 6º ao 9º ano – e de todas as três séries do ensino médio. Essas últimas, no processo inédito do Provão Paulista Seriado. O g1 não teve acesso às médias do ensino médio.
A secretaria disse que agora avalia, além de língua portuguesa e matemática, todos os componentes do currículo para as duas últimas etapas da educação básica, incluindo história, geografia, língua inglesa, ciências, biologia, sociologia, filosofia, química e física.
Além disso, a pasta anunciou um novo formato de boletim. A partir deste ano, o modelo inédito passa a apresentar os resultados por escola e por disciplina. A proposta é que as escolas visualizem com mais clareza, em notas de 0 a 10, o desempenho geral da unidade de ensino.
Neste ano, o secretário da Educação, Renato Feder, anunciou que a bonificação dos professores está atrelada às notas do Saresp. Além das metas gerais das escolas, o bônus será, especificamente, de acordo com o desempenho dos estudantes nas disciplinas dos ensinos fundamental e médio que são avaliadas pelo Saresp.
Para Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, as notas são consequência de o estado não ter feito uma recuperação adequada para os alunos depois da pandemia.
“O problema é que em São Paulo o resultado está pior do que o pós-pandemia. Então a gente tem que levar a sério essa situação de recomposição da aprendizagem. Um outro aspecto é ter uma política muito polêmica, com anúncios e retrocessos. A rede fica muito perdida, vai ou não vai ter livro, vai ter uma plataforma, não vai ter a plataforma, ela é digital, não é digital. Esse tipo de polêmica acaba desorganizando a rede e o dia a dia das escolas”, avalia.
“Um terceiro aspecto”, diz ela, “é não utilizar aquilo que já vinha dando certo na rede de São Paulo. Por exemplo, a expansão da educação integral. A gente vinha num caminho muito forte, de São Paulo, a exemplo de Pernambuco e outras redes que vêm expandindo muito rapidamente as escolas de tempo integral. São Paulo deu uma recuada”.
O professor de políticas educacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Fernando Cássio, diz que “[as notas] simplificam e tiram do professsor a sua capacidade de ser criativo, de inventar, de planejar, de fazer um trabalho pedagógico interessante com os estudantes. Pasteuriza tudo e transforma tudo numa tabela em que você simplesmente vai olhar o que cai na avaliação e vai treinar o estudante para fazer exatamente aquilo que vai cair na avaliação. A pergunta que a gente faz é: isso é escola, isso é educação decente de qualidade?”
5º ano do ensino fundamental
No 5º ano do ensino fundamental, último do primeiro ciclo, os estudantes tiveram melhoras, se comparado aos anos anteriores.
Língua portuguesa
- 2023 – 200,7
- 2022 – 197
- 2021 – 198,3
Matemática
- 2023 – 215,3
- 2022 – 211,3
- 2021 – 210,4
2º ano do ensino fundamental
No 2º ano do ensino fundamental, os estudantes tiveram avanço no desempenho em língua portuguesa, com uma média de 174,7 (ante 169,4 em 2022 e 160,8 em 2021). Em matemática, a nota baixou em relação ao ano anterior: de 175,2 para 167,2.
Mudanças
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirmou, por meio de nota, que tem realizado mudanças importantes para melhorar o processo de aprendizagem em todos os ciclos de ensino da rede.
“Os passos mais efetivos neste sentido começaram a ser dados no segundo semestre do ano passado, com a adoção do material digital, a introdução de plataformas, formação de professores e a melhoria na infraestrutura da rede. Essas medidas representam o início de um processo de transformação.”
O governo diz que as mudanças nos anos finais do ensino fundamental “têm como principal objetivo a recuperação da defasagem educacional, diagnosticada no ano passado na rede e confirmada pelos números do Saresp. Para isso, a Secretaria implantou uma nova disciplina, de orientação de estudos”.
Disse também que vai convocar, ainda neste ano, 15 mil novos professores que foram aprovados em um concurso realizado em 2023.
Fonte: G1.globo.com