A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30, em unidades de ensino de todo o estado de São Paulo. O exame terá duração máxima de quatro horas. O gabarito será divulgado em 12 de junho, a partir das 15h.
No segundo semestre, o processo seletivo das Etecs dá acesso a vagas de Ensino Técnico, Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
Os candidatos inscritos fazem a prova de acordo com a modalidade do curso escolhido. Conheça os detalhes para cada uma das opções:
Cursos técnicos
O exame para cursos técnicos é composto por 50 questões-teste, contendo cinco alternativas (A, B, C, D, E) das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento analisado é baseado em competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.
Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Ou seja, se foram adquiridos valores e atitudes para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, aplicando ações de intervenção solidária na realidade.
Vagas remanescentes do segundo módulo
Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes do segundo módulo, o candidato fará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto.
Especialização Técnica
A prova para cursos de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para o curso de Gestão de Projetos – online, que terá 15 questões de múltipla escolha relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. Cada questão vale um ponto.
Dia de prova
No dia do exame é recomendado que o candidato mantenha a calma, revise as instruções para fazer o exame com tranquilidade e chegue com uma hora de antecedência ao local, para evitar imprevistos.
Outras orientações importantes:
- Lembre-se de conferir o local do exame no site, no menu Área do Candidato – a partir das 15h do dia 5 de junho;
- Os portões da escola serão abertões às 12h30 e fechados às 13h30, pontualmente. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
- Depois do início da prova, às 13h30, é preciso permanecer na sala até, no mínimo, às 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar o caderno de questões;
- Para fazer o exame é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;
- É indispensável a apresentação de um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;
- Somente serão aceitos documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais dos respectivos emissores.
Vale ressaltar que o não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato. O detalhamento do processo seletivo está disponível para consulta no Manual do Candidato e na Portaria.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo