Em todo o mundo, os praticantes de atividades físicas estão sentindo falta uns dos outros. É o que conclui uma pesquisa encomendada pela Asics e realizada pela Edelman Intelligence, que avaliou os hábitos de 1.250 corredores de cinco países: Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e França. Segundo os resultados, ao menos nesses países, 60% dos entrevistados afirmaram que sentem a ausência dos companheiros de exercícios e 69% acreditam que ter metas coletivas de novo será um fator de motivação importante para progredir em seus treinos. Além disso, 67% querem voltar a competir com colegas de equipe ou de exercícios. Afinal, homens e mulheres são seres sociais, e no esporte não é diferente. Mesmo em modalidades individuais, como a corrida, há treinos coletivos e competições. A necessidade de distanciamento imposta pela pandemia de Covid-19 atingiu diversas áreas da rotina das pessoas, inclusive a esportiva.
No entanto, a pesquisa mostra que apesar da saudade dos companheiros de ginástica e treino, a maioria dos atletas amadores prefere manter as normas de distanciamento social enquanto o coronavírus não estiver controlado. Tanto que a mesma pesquisa revela que 55% dos praticantes preferem continuar participando de provas virtuais durante a pandemia. Ainda assim, 61% encontrariam mais motivação para não cair na armadilha do sedentarismo caso essas mesmas competições virtuais pudessem ser realizadas junto aos amigos ou colegas de equipe.
Pensando nisso, a empresa vai realizar uma uma corrida virtual de revezamento em equipe, com times com até seis pessoas de qualquer lugar do mundo. Com inscrições gratuitas, a Asics World Ekiden 2020 será uma maratona (42,195 km arredondados para 42,2 km) dividida em seis trechos de distâncias variadas, para que corredores de vários preparos físicos possam participar: serão três pernas de 5 km, duas de 10 km e uma de 7,2 km, completando os 42,2 km. Mesmo correndo cada um em seu canto e horário, será um esforço de equipe. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento até 10 de novembro. Todas as equipes devem completar sua corrida de revezamento entre 11 e 22 de novembro de 2020.
Fonte: Globoesporte.globo.com