Representantes dos 16 clubes da Série A2 do Campeonato Paulista se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), na última quarta-feira (23), para discutir detalhes sobre a edição de 2020 da competição, que vai de 22 de janeiro até 25 de abril.
Por escolha dos dirigentes, a fórmula de disputa da Série A2 foi mantida. Os clubes jogam todos contra todos na primeira fase, e os oito melhores avançam para o mata-mata – os dois últimos são rebaixados à Série A3.
As fases de quartas de final, semifinal e final serão em dois jogos, com decisão por pênaltis para definir o classificado caso necessário. Só os dois finalistas têm direito ao acesso à elite.
A exceção é o RB Brasil, que não pode disputar a mesma divisão do Bragantino, também gerido pela Red Bull. Caso o Toro chegue à final, o terceiro colocado no geral automaticamente sobe de divisão.
Os clubes também discutiram a chance de adotar o VAR nas fases semifinal e final da competição, mas não chegaram a um consenso. O assunto será discutido no futuro, em novo encontro na FPF.
Para a edição 2020, as novidades são São Bento e São Caetano, rebaixados do Paulistão, Audax e Monte Azul, finalistas da Série A3, e o RB Brasil.
Veja abaixo todos os participantes da Série A2:
- Atibaia
- Audax
- Juventus
- Monte Azul
- Penapolense
- Portuguesa
- Portuguesa Santista
- RB Brasil
- Rio Claro
- São Bento
- São Bernardo
- São Caetano
- Sertãozinho
- Taubaté
- Votuporanguense
- XV de Piracicaba
Além da fórmula de disputa e da possibilidade do VAR, os dirigentes mantiveram a regra de inscritos. Cada clube deve apresentar, até 3 de março, uma lista A com 26 nomes, além de uma lista B ilimitada e exclusiva para atletas da base. Por determinação da FPF, os times devem usar no máximo cinco nomes da lista B simultaneamente.
Fonte: Globoesporte.globo.com