O inverno, que começou no dia 20 de junho, traz mudanças na rotina de quem pratica atividades físicas. Com a queda das temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, profissionais da saúde alertam para cuidados especiais nesse período, principalmente àqueles se exercitam em casa.
O profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e doutorando em Ciências da Saúde, Robson Medeiros, reforça que as atividades mais indicadas no momento de isolamento social são aquelas que podem ser realizadas dentro de casa, como o treino funcional.
Como preparação do corpo para o início dessa ou de qualquer outra atividade física, o educador físico destaca os exercícios de aquecimento e alongamento, com aumento gradual de intensidade. No frio, o cuidado deve ainda maior.
“Eles devem começar com intensidade leve para que sejam intensificados progressivamente, a fim de preparar os músculos, articulações e o sistema cardiovascular para o exercício”, explicou.
A hidratação é outro ponto de alerta. A médica Carla Patrícia ressaltou que as pessoas podem sentir menos sede nos dias frios, o que pode gerar um quadro de desidratação. Além disso, a profissional pontuou os cuidados com as roupas durante a atividade.
“É importante se agasalhar de maneira adequada, para evitar choque término, respeitar os limites do próprio corpo e não se esquecer de se hidratar antes, durante e depois da atividade física, pois este período de frio diminui a percepção de sede”, completou.
Fonte: Globoesporte.globo.com (leia a matéria completa)