A Secretaria de Educação de Atibaia marcou presença, no dia 14 de fevereiro, do encerramento do Programa de Educação Cultural (PEC), iniciativa que visa enriquecer a educação socioambiental nas escolas municipais. A premiação contemplou quatro alunos da Escola Municipal José Aparecido Ferreira Franco, idealizadores de um jogo pedagógico com foco em conscientizar a população do município sobre o uso da água e os benefícios do saneamento básico.
Buscando explorar a criação dos alunos e impactar na consciência ambiental dos pequenos, o PEC não só promoveu a realização de oficinas de educação socioambiental na rede pública de ensino, mas também incentivou os alunos a elaborar um projeto relacionado à temática socioambiental que pudesse ser implantado na cidade. Foram 45 propostas desenvolvidas, em um trabalho que envolveu mais de 3.600 alunos e professores.
A equipe Eco Vida foi a vencedora, com a proposta de criação de um jogo pedagógico sobre água e saneamento básico, assunto ligado ao ODS 6 dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Composto pelos estudantes Pedro Pereira Estrela, Ana Clara de Lima Silva, Ryan de Oliveira Chaves e Maria Clara de Oliveira, o grupo foi orientado pela professora Andréia Bacharel. As equipes “Juntos somos mais” e “Em ação com o meio ambiente” abordaram a questão do lixo e o tema do desperdício de alimentos, também conquistando lugares de destaque no ranking geral.
Como prêmio, cada integrante da equipe vencedora ganhou um tablet, em cerimônia de encerramento que aconteceu no Centro Cultural André Carneiro e contou com a participação dos realizadores do programa: Atibaia Saneamento, Secretaria de Educação de Atibaia e Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE).
O PEC foi uma das frentes do Programa de Trabalho Social (PTS) da Atibaia Saneamento, parceria público-privada (PPP) responsável pelo serviço de esgotamento sanitário no município. Constituída pela Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) e o Grupo Iguá, a PPP também promove outra frente de trabalho dentro PTS, o projeto Culinária Sustentável, que busca incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, o empreendedorismo e a geração de renda por meio de oficinas gratuitas. O PTS foi realizado pela empresa NTICS em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia