O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bom Jesus dos Perdões, no sábado (8). As obras foram executadas por meio do programa Água Limpa e representam um investimento de R$ 19,2 milhões. A partir de agora, o empreendimento tem capacidade para tratar o esgoto de 100% do município, beneficiando mais de 21,7 mil moradores (população prevista para 2030).
“O programa Água Limpa já beneficiou 121 municípios e retirou mais de 3,6 mil toneladas de carga orgânica dos cursos d’água do Estado que deixaram de receber esgoto in natura”, disse o superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca.
A ETE permite a revitalização do rio Atibainha, com a remoção de aproximadamente 39 toneladas por mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado sem tratamento (in natura) o no curso d’água. O empreendimento tem, também, um importante papel como agente de prevenção na saúde, diminuindo o risco de disseminação de doenças hídricas.
“A infraestrutura e o meio ambiente caminham juntos. Essa obra deixa de lançar toneladas de matéria orgânica nos córregos que percorrem a região e, assim, preserva o recursos hídricos beneficiando diretamente a natureza e a saúde dos moradores dos municípios ao redor”, destacou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo