Na última terça-feira (22), a equipe do De Olho nos Rios realizou uma visita técnica em uma propriedade rural de Jarinu, com o objetivo de planejar ações para melhorar a gestão de recursos hídricos do local, como a implantação de agroflorestas e bacias de captação de água da chuva.
“Eles produzem muitos alimentos nessa zona rural e estão precisando fazer essa requalificação hídrica. Então, fizemos o estudo do local para entender suas prioridades, que também inclui o sistema agroflorestal para ajudar na preservação das áreas verdes, em um consórcio com árvores de grande porte, arvores frutíferas e hortaliças”, comenta Raul Colagrande, biólogo e integrante do Projeto.
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar