A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a elevação significativa das temperaturas e a sensação de calor intenso em todo o estado de São Paulo no período entre hoje (30) e sábado (3). Nesta quarta-feira (30), o tempo seco volta a tomar conta de todo o Estado.
Na faixa leste, podem ocorrer pancadas isoladas em forma de temporal, devido ao calor. Na quinta (1º) e sexta-feira (2), o sistema de alta pressão mantém o tempo seco e sem previsão de chuva. São previstas temperaturas entre 35° C e 40º C na maior parte do estado e acima de 40° C no norte paulista.
Na madrugada de sábado (3), uma nova frente fria passa de forma afastada, causando chuvas apenas nas regionais próximas ao litoral. A umidade relativa do ar também pode ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regiões do Estado.
Orientações
Por conta desse cenário, recomenda-se que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes, umidifiquem o ambiente constantemente, permaneçam em locais protegidos do sol e consumam bastante água.
Com a umidade relativa do ar muito baixa e o calor intenso, o clima fica propenso para incêndios em cobertura vegetal. A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente nesse período de seca.
A Operação Estiagem 2020 foi iniciada em 1º de junho e segue até o dia 30 de setembro. Este período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.
A população pode comunicar ocorrência de queimadas pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios. É importante que o cidadão residente no estado de São Paulo se cadastre para receber alertas de risco de desastres, gratuitamente, por mensagens de texto (SMS).
Para se cadastrar, o cidadão só precisa enviar uma mensagem por meio do aplicativo para envio de SMS do celular para o número 40199, constando o número do CEP que tem interesse em receber informações. Para mais informações, acesse o site www.defesacivil.sp.gov.br e siga as páginas da Defesa Civil do Estado nas redes sociais.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo