A coleta e o tratamento do esgoto fazem parte do setor de saneamento básico e são fundamentais para todos, já que interferem diretamente a saúde e o bem-estar da sociedade. Todo cidadão espera que as empresas prestadoras desses serviços façam um trabalho de excelente qualidade e que haja o mínimo de transtorno possível que, eventualmente, possa afetar sua rotina como, por exemplo, entupimento das tubulações, retorno do esgoto para dentro de casa ou até mesmo a suspensão temporária dos serviços para reparos na rede.
A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário na cidade, concorda que é direito da população exigir serviços de qualidade e reitera seu compromisso com os munícipes e com o meio ambiente. Contudo, mesmo em cidades com redes coletoras de esgoto, mais de 3,5 milhões de pessoas fazem o descarte indevido dos rejeitos, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil. Um exemplo disso, é a quantidade de lixo que é colocado nas tubulações e com frequência provoca entupimento da rede. Fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas entre outros resíduos sólidos, são encontrados nas estações dificultando e encarecendo o processo de tratamento. A quantidade de areia levada com a água da chuva para rede de esgoto, quando não se faz as saídas de água separadas, é outro grave problema, pois além de provocar o entupimento das tubulações, deixam de reabastecer os cursos d`água.
O meio ambiente também é afetado com o descarte indevido de resíduos, porque muitos desses materiais perdem a oportunidade de serem reciclados com a destinação errada. Despejar óleo de cozinha na pia, por exemplo, é extremamente prejudicial à natureza, pois contamina a água. Esse óleo poderia ser transformado em sabão ou até mesmo biodiesel, quando descartado da forma certa, ou seja, em recipientes e levados aos postos de coleta.
“Temos um compromisso contínuo de atender com qualidade a cidade, nossos valores e trabalho mostram os resultados disso com bons índices de coleta e tratamento de esgoto localmente, mas acreditamos que, juntos, sempre podemos mais”, afirma Sergio Bovo, diretor operacional da Atibaia Saneamento. A oferta de serviços de saneamento básico de qualidade envolve tanto a empresa prestadora como toda a sociedade, ou seja, poder público, agentes privados e moradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento