Parecido com uma miniatura de falcão, o quiriquiri é uma ave da ordem dos Falconiformes, da família Falconidae, e um adulto pode chegar até apenas 31 centímetros. Apesar do tamanho, é um importante agente ambiental, alimentando-se de lagartos, grandes insetos, pequenos roedores e serpentes. Porém, devido a devastação de seu habitat, muitos têm de se adaptar em zonas urbanas, ocasionando em diversos tipos de acidentes. Em apenas seis dias, por exemplo, o Cras da Mata Ciliar recebeu três indivíduos que agora estão sob os cuidados da associação.
Agentes da prefeitura de Indaiatuba entregaram um quiriquiri no dia 27 de outubro. No dia 31, foi a vez da prefeitura de Piracicaba, depois do animal ter sido resgatado por trabalhadores do zoológico municipal. E o último resgste aconteceu no dia 1 de novembro, pela Guarda Municipal de Jundiaí, depois de ter sido encontrado caído no quintal de uma residência.
Após as análises da equipe da Mata Ciliar, foi constatado que o quiriquiri de Indaiatuba e o de Jundiaí estavam aptos e bem de saúde, sem apresentar nenhum tipo de alteração física ou comportamental, e foram encaminhados para o processo de reabilitação. Já o de Piracicaba, estava com uma fratura exposta em sua asa direita, com sangramento ativo, então, foi iniciado um tratamento com medicação e colocado uma atadura com tala para imobilizar a asa quebrada. Agora, ele segue sob observações diárias para garantir sua plena recuperação.
O quiriquiri está presente em todo continente americano, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul. No Brasil, ocupa áreas abertas, em regiões de campos e cerrados. Entretanto, com a destruição de seu habitat, vemos cada vez mais a espécie em meios urbanos.
Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar