O incêndio que atinge uma área de preservação ambiental de Bom Jesus dos Perdões, no interior de São Paulo, chegou ao terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira (5). A Fundação Florestal estima uma destruição de aproximadamente 100 hectares, equivalente a 140 campos de futebol.
A queimada de grandes proporções acontece em uma região de mata dentro do Parque Estadual Itapetinga, que é uma Unidade de Conservação (UC), desde terça-feira (3).
O local atingido fica próximo a pontos turísticos da cidade, como a Cachoeira do Barrocão e a Pedra do Coração, localizados em uma região de vegetação atrás da Pedra Grande, em Atibaia.
De acordo com apuração da TV vanguarda no local na manhã desta quinta-feira (5), parte das chamas foi controlada na última noite, mas voltou na madrugada por conta do vento e do tempo seco – uma reignição dos focos de incêndio.
Por conta disso, cerca de 30 pessoas, entre bombeiros, agentes da Defesa Civil, funcionário da Fundação Florestal e voluntários de uma ONG seguem no local para resolver o problema.
A região atingida pelas chamas é de difícil acesso, com diversas montanhas. O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionada na quarta-feira (4) e despejou centenas de litros de água para tentar resfriar algumas áreas sem acesso por terra.
Caminhões-pipa e caminhonetes com tanques de água conseguem chegar só até alguns pontos. A partir do limite, os brigadistas seguem a pé com a água.
Fonte: G1.globo.com