A chegada de tigres d’água americanos ao Cras evidencia um problema que a introdução desta espécie tem causado para a biodiversidade local, em que muitas vezes as pessoas compram o animal e acabam abandonando, fazendo com que apareçam em meios urbanos também. E justamente por ser um animal exótico, que não é natural de nossos biomas, ele pode acabar desequilibrando ecossistemas e prejudicando outras espécies. Somente neste ano, já chegaram 7 indivíduos à Mata Ciliar e, destes, o último foi entregue pela prefeitura de Indaiatuba, na semana passada, após resgatarem o animal atropelado em via pública.
Ele chegou com uma fratura no casco e recebeu os devidos cuidados da equipe da associação, que limpou o animal e iniciou um tratamento com medicação. Agora, apesar da demora em sua recuperação, será medicado e avaliado diariamente até que seu estado clínico melhore.
Entretanto, por não ser um animal nativo, ele não poderá ficar em vida livre. E vale ressaltar que o Brasil possui uma espécie de tigre d’água endêmico do Rio Grande do Sul, mas o crescimento da espécie exótica ameaça a existência da espécie brasileira.
Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar