Amplamente distribuído pela América Latina, o periquito-rei é uma ave de beleza exuberante e presente em diversos tipos de biomas brasileiros, desde o cerrado até manguezais, ajudando a manter o equilíbrio ecológico desses habitats. Porém, infelizmente, também é um dos principais alvos de colecionadores e traficantes de animais silvestres. E assim foi o caso deste jovem indivíduo, que chegou ao Cras da Mata Ciliar com indícios de ter sido criado como pet.
Além dos comportamentos estereotipados e humanizados, o animal apresentava massa corporal acima da média (provavelmente, devida à má alimentação), asas cortadas para impedi-lo de voar e falta de penas na região do peito, indicando uma automutilação por conta de estresse.
Agora, ele segue sob os cuidados da equipe da Mata Ciliar, que já iniciou um tratamento para corrigir a alimentação e ofertar atividades de reabilitação para instigar os comportamentos naturais da espécie.
Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar