Moradores de Bom Jesus dos Perdões reclamam da fumaça e mau cheiro propagados por uma fábrica de papel. A Cetesb informou que, após uma vistoria na unidade, a situação está solucionada. (leia mais abaixo)
A empresa, instalada há mais de uma década na marginal da rodovia Dom Pedro º preocupa a vizinhança. “A gente não sabe qual é o produto que vem desse cheiro”, disse o morador Dallison da Silva.
A moradora Adriana Oliveira, do Cidade Nova, relatou que a emissão da fumaça é constante. “Eu até perguntei pros médicos sobre isso. Me falaram que se funciona bem todos os filtros, o problema é amenizado. Mas como a gente vai saber se funciona?”, questionou.
A Cetesb, que monitora a qualidade do ar, informou em setembro que fez uma vistoria no local e constatou queima inadequada na caldeira à lenha e falhas no funcionamento do lavador de gases. Devido à emissão da fumaça e pertubação da comunidade, a empresa foi notificada com uma advertência com prazo para adequar os equipamentos. Na ocasião também foi constatado que a emissão não caracterizava poluição.
Os reparos foram feitos, conforme constatado em nova vistoria da Cetesb, mas outros ajustes foram solicitados à empresa. Na segunda-feira (11), a companhia informou que mantém as inspeções periódicas e que não encontrou qualquer vestígio de fumaça preta na nova avaliação. A fumaça que pode ser vista a partir da empresa é de vapor d´água.
Ninguém da fábrica Unipel foi encontrado para comentar o assunto.
Fonte: G1.globo.com