Com o intuito de resgatar o conhecimento popular sobre a rica variedade de frutas nativas e seus inúmeros benefícios, fazendo com que essas espécies voltem aos quintais e plantações brasileiras, a equipe do Projeto De Olho nos Rios promoveu uma oficina de planejamento e criação de pomares de frutas nativas para os integrantes da Conexão ‘De Olho no Córrego dos Mascates’, da EMEIEF Nossa Senhora Aparecida, em Bom Jesus dos Perdões.
Além da oficina, também foi feito o plantio de mudas para a criação de um pomar nas instalações da escola, em que os alunos poderão se deliciar e aprender mais sobre nossa biodiversidade e a importância da flora para a fauna. Daqui um tempo, frutos de araticum, grumixama, cereja-do-rio-grande, jaracatiá, cajá, entre outras, farão parte da vida desses jovens.
“Apresentamos a diversidade de frutas nativas que existem e, como muitas crianças são da zona rural, algumas até já tinham contato com essas espécies, mas não tinham o conhecimento sobre o uso delas. E foi um momento muito importe, pois são frutas que estão sumindo do nosso cotidiano e não se encontram para comprar em mercados”, comenta Lucicleide Souza Barbosa, educadora ambiental do Projeto De Olho nos Rios.
De Olho nos Rios
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.
Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar