A companhia Saneamento Ambiental Atibaia (Saae) deixou o racionamento de água flexível em bairros da cidade. O plano de contingência começou no dia 7 de outubro e nele o racionamento estava previsto até o último domingo (18).
O plano de contingência foi prorrogado até 30 de novembro, data em que haverá uma nova análise sobre a situação na cidade, mas medidas de interrupção no fornecimento podem ocorrer até lá, caso haja necessidade.
De acordo com o Saae, durante o período de 11 dias no qual foi aplicado o racionamento de água por três vezes – todas no período noturno conforme já estava no planejamento.
A empresa também ressalta que mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação ainda não foi completamente resolvida e alerta para uma possível crise hídrica semelhante ou mais grave que a de 2014, quando o sistema da Cantareira registrou níveis muito baixos de reserva, dificultando o abastecimento em diversas cidades abastecidas pelo sistema em São Paulo.
SAAE suspende racionamento de água em Atibaia
Durante o período em que o plano de contingência foi aplicado em Atibaia, foram feitas fiscalizações e uma delas identificou que uma obra estava sendo feita em um trecho sem que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) fosse informado.
“Nós identificamos que havia uma intervenção humana também comprometendo o volume de água do córrego do Onofre. Existe um lago outorgado pelo DAEE, porém esse esse usuário ele estava fazendo obras sem ter avisado”, explica a superintendente da SAAE de Atibaia, Fabiane Santiago.
O responsável foi atuado. Outras denúncias surgiram neste período como a de lavagens de reservatórios, mau uso e desperdício de água, segundo o SAAE todas elas foram notificadas.
Fonte: G1.globo.com