Nesta terça-feira (30) é o último dia para garantir a participação em um seminário virtual que vai discutir o impacto de um tipo de lixo que afeta o meio ambiente: a bituca de cigarro. É um evento de graça e aberto para todo o público.
O II Seminário do Movimento Mundo Sem Bitucas (MSB) é um projeto independente e as ações são realizadas por voluntários. O seminário será realizado no dia 3 de dezembro, das 9 às 15h.
O objetivo é reunir agentes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e academia para tratar do problema das bitucas como agente de poluição do meio ambiente, atualizando a discussão à luz de novos dados, em especial a influência da pandemia do novo coronavírus.
O evento – que será inteiramente virtual – contará com a participação de especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros das áreas acadêmicas relacionadas, parlamentares e representantes da iniciativa privada, além de ativistas ambientais.
Haverá um espaço especial para que estudantes, pesquisadores e empreendedores de todo o país, que estejam trabalhando sobre a temática, possam divulgar seus trabalhos por meio de vídeos de curta metragem.
O evento é totalmente gratuito, ocorrerá de forma online e será aberto a todo público interessado no tema. Os participantes que se inscreverem terão certificado de participação. As inscrições para participar do evento podem ser feitas até esta terça-feira (30) no site da iniciativa.
Programação
A segunda edição do seminário MSB contará com a participação de especialistas e pesquisadores das áreas acadêmicas relacionadas, do poder público, parlamentares e iniciativa privada, além de ativistas socioambientais. Nesta edição haverá um olhar mais amplo e com participações internacionais.
A novidade será a abertura de um espaço especial para estudantes, pesquisadores e empreendedores de todo o Brasil que estejam trabalhando sobre a temática desde os seguintes pontos de vista:
- Prejuízo das bitucas ao meio ambiente em geral;
- Prejuízo das bitucas aos oceanos (por ser a década dos oceanos);
- Projetos de reciclagem de bitucas;
- Prejuízo das bitucas para a saúde (trazendo também a temática das doenças respiratórias, como a Covid-19, e o cigarro).
Fonte: G1.globo.com