SIMBiOSE e Secretaria de Meio Ambiente firmam termo para cogestão do Parque da Grota Funda

Em 15 de março de 2024, foi firmado o Termo de Parceria 029/2024 entre Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Atibaia e Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) para cogestão do Parque Natural Municipal da Grota Funda (PNMGF).

Parque Natural Municipal da Grota Funda (Foto: Divulgação / SIMBiOSE)

Com duração de 12 meses, a parceria engloba diversas atividades voltadas aos seguintes objetivos:

  • Gestão Organizacional;
  • Uso Público;
  • Interação Socioambiental;
  • Prevenção e Combate a Incêndios Florestais;
  • Monitoramento Ambiental;
  • Manejo e Recuperação.

Todas as atividades estão em consonância com os objetivos do PNMGF, uma Unidade de Conservação de proteção integral — ou seja, tem o objetivo de preservar a natureza, admitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais — no coração da Serra do Itapetinga.

Sua área foi adquirida pela Prefeitura da Estância de Atibaia em 1957 pela sua importância para o abastecimento hídrico da cidade, e foi convertida em Unidade de Conservação em 2017.

Para executar as atividades, o projeto conta com uma equipe formada por sete profissionais técnicos:

  1. Tábata Morais, Gestora de Projeto;
  2. Guilherme Martins, Analista Administrativo e Financeiro;
  3. Felipe Hans, Coordenador de Operações;
  4. Hallan Chimura, Monitor Ambiental;
  5. Anderson Rodrigues, Monitor Ambiental;
  6. Mikael Müller, Agente Ambiental;
  7. Alex Bononi, Agente Ambiental.

A SIMBiOSE atua no PNMGF desde 2017 por meio de parcerias firmadas com o poder público municipal via licitação e editais de concurso de projetos. A continuidade desse trabalho é muito importante para a preservação do local e das espécies de flora e fauna — algumas, inclusive, endêmicas da região. Fazem parte das responsabilidades da equipe o atendimento de visitantes e excursões, além do combate a incêndios florestais na área do Parque e seu entorno.

O Termo de Parceria 029/2024 foi assinado em 15 de março, após concorrência por meio do Edital de Concurso de Projeto nº 001/24 para seleção de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com interesse em firmar termo de parceria para conservação e restauração do PNMGF.

Sobre a SIMBiOSE

A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundamentada na conservação ambiental, cultura e cidadania e que acredita na transformação da consciência coletiva para defender o meio ambiente, os recursos naturais e a biodiversidade.

Foi fundada em 2005 pelas mãos de jovens atibaienses engajados na preservação e conservação da Serra do Itapetinga, uma “joia ecológica” do Sudeste brasileiro e onde se situa o afloramento rochoso da Pedra Grande. A SIMBiOSE sempre acreditou que sua atuação deveria ir além da montanha, conectando-a não só ecologicamente mas também social, cultural e financeiramente com o resto do território.

Por isso, além de uma área de atuação direta de 33 mil hectares, hoje a SIMBiOSE possui uma área de atuação de indireta de 233 mil hectares na Área de Proteção Ambiental (APA) Sistema Cantareira.

Para cumprir com as finalidades de seu Estatuto Social e suas metas de gestão estabelecidas bianualmente, a SIMBiOSE atua nas seguintes frentes: Gestão de áreas protegidas, Educação ambiental, Manejo Integrado do Fogo (MIF), Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e Governança participativa.

Site: https://simbiose.org.br/
Instagram: @simbiose.atibaia
YouTube: @simbiose.atibaia
E-mail para contato: simbiose@simbiose.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação SIMBiOSE