Por causa das férias e festas de final de ano, o abandono de animais tem um aumento significativo durante o mês de dezembro, de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa).
“Infelizmente o ano todo temos abandono e maus-tratos. Mas como dezembro é o início das férias e festas, muitas pessoas vão viajar e abandonam os animais sozinhos em casa, soltam nas ruas, em estradas ou em locais ermos”, informa a Uipa de Itapetininga.
Por isso, municípios brasileiros realizam a campanha “Dezembro Verde” para conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais.
Segundo a ONG, no fim do ano é necessário intensificar campanhas nas redes sociais, mas além de não abandonar animais, é necessário compreender todas as necessidades de um pet.
“É importante que elas saibam que estão levando para casa um ser vivo, que sente dores, fome, frio, sede e solidão.”
São algumas opções deixar os animais com amigos e familiares, mas há também serviços como hotéis para pets e dog sitter.
“Ter um animal de estimação é algo que será por toda a vida do bichinho. Deverá ser considerado um membro da família e receber os cuidados e proteção necessários”, explica.
Atualmente a Uipa de Itapetininga abriga cerca de 300 animais, entre cães, gatos, cavalos e jumentos que foram resgatados e esperam por um lar. A ONG também recebe doações por meio da internet.
Denúncias
Casos de maus-tratos a animais devem ser denunciados à Polícia Militar. Os suspeitos podem ser presos, sem fiança, e a reclusão pode variar de dois a cinco anos.
Fonte: G1.globo.com