Quem tem pet sabe que a cada cinco minutos eles mudam de posição, fazem uma carinha engraçada ou aprontam alguma coisa, e é impossível não querer tirar uma foto. O problema, é que eles não vão posar para a foto com facilidade, podem se distrair com algo mais interessante ao seu redor e isso dificulta a vida dos tutores na hora de fotografar.
O g1 conversou com um especialista, que deu dicas de como costuma fazer suas fotos profissionais com os animais e como tutores, com um equipamento amador, também podem tirar fotos boas de seus pets.
A estudante Maria Júlia Seabra de Almeida de Itapetininga (SP), conta que tem três pets, e que eles são frequentemente fotografados: os gatos Loiro e a Amora e o cachorro que se chama Chico.
“Gosto de registrar os momentos fofura deles, geralmente é um pouco difícil. Dos gatos é mais fácil, pois são menos agitados, mas do Chico já é mais difícil. Uma vez, tentei fazer uma sessão de fotos do Loiro com edição e luzes”, conta Maria Júlia.
Maria Júlia improvisou um cenário em casa para tentar fazer um ensaio “aesthetic” com luzes e seu gatinho Loiro, mas foi complicado manter sua atenção nos cliques.
“Ele ficava andando bastante, se esfregando nas coisas como os gatos gostam de fazer, então foi difícil fazer uma foto estática”, explica.
🐶Como tirar foto de pet🐈
Alex Zambianco, de 25 anos, é fotógrafo, publicitário e empresário, e destaca como este tipo de foto pode parecer simples, mas exige muita paciência, dedicação e agilidade.
O fotógrafo explica que um exercício interessante antes de começar a sessão de fotos, é praticar o olhar, o que gostaríamos de registrar com aquela foto, destacar a beleza do animal? Algo que ele esta fazendo? Alguma parte de seu corpo como patas e olhos?
Além disso, também é importante pensar se você gostaria de tirar uma foto do seu pet ou com o seu pet, pois isso também pode influenciar no resultado, já que segundo Alex, os animais tendem a ficar mais agitados quando precisam ficar parados ou no colo de alguém.
“Os animais são espontâneos, assim como as crianças, alguns muito agitados inclusive. Um ensaio de pet é bem tranquilo, só sabermos induzir o animal ao nosso favor, chamar atenção dele. Já fotografei mais cães, gatos são mais reservados, mas gosto bastante da curiosidade deles pelo barulho da câmera” , conta.
O segredo para o click perfeito seria exatamente exaltar a beleza do animal, registrar a ação deles e a expressão das emoções, segundo Alex. Apesar de estar acostumado com câmeras e iluminações profissionais para seu trabalho, Alex também conta que smartphones também são uma ótima opção para tirar fotos de pets.
“Os celulares de hoje em dia são ótimos e estão cada vez melhores para as fotografias, eles facilitam muito o processo. Muitas vezes o que precisamos procurar é uma boa luz natural, um bom ângulo, uma sombra para ter um conceito cinematográfico, vários elementos para complementar uma boa foto”, explica Alex.
O especialista finaliza dizendo que fotos são registros eternos e que todos os momentos possíveis merecem uma boa foto, especialmente nossos entes queridos e animais de estimação.
Fonte: G1.globo.com