Miados, ronronados, “pães” amassados e picos de energia durante a noite: só quem tem gato entende os hábitos e características desses pets.
Apesar de serem considerados animais com poucas exigências, os gatos também precisam de cuidados que contribuam para o bem-estar. Por exemplo, a falta de uma ambientação satisfatória pode fazer com que o animal tenha comportamentos inadequados, se torne estressado e ansioso.
É daí que surge a “gatificação”, que é o ato de adaptar a casa com ambientes verticais para que o felino possa escalar e repousar.
Brinquedos pequenos, como ratos, bolas e varas, arranhadores altos que estimulam o gato a pular e “caçar” são ótimos para a qualidade de vida, queima de calorias e conexão com os tutores.
Bruna Leitão Cortes tem os gatos Lia o Luck e o Léo, e precisou adaptar os ambientes por recomendação da veterinária.
“O Luck começou a ter problemas de cistite por conta do estresse mesmo. Então, tanto a veterinária quanto a especialista em comportamento felino falaram que é bom fazer a gatificação do ambiente”, conta.
Há 10 anos, a artesã Daiane Ramos Barbosa produz estes acessórios para a gatos. Tudo é feito por ela, manualmente, desde o corte das placas de MDF até a colagem dos tecidos e acabamento.
A artesã afirma que tem clientes espalhados pelo Brasil e a produção é feita por encomenda. Por mês, segundo ela, vende em torno de 90 itens.
“Eu desenvolvi e postei na internet, aí foi vendendo. Eu vivo disso agora. Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul são polos fortes de venda”, diz Daiane.
Fonte: G1.globo.com