Javier Sanchez, antigo engenheiro da “Alexa”, sistema inteligente da Amazon, criou um aplicativo de tradução de miados, chamado “MeowTalk”, que ele espera que possa facilitar comunicação entre os felinos e seus donos.
Usando ciência de dados e inteligência artificial, o app escuta os sons que os gatos estão fazendo e oferecem uma tradução para uma linguagem humana, prometendo remover as barreiras entre as pessoas e os pets. As interações variam de “Me dê comida” ou “Me deixe ir lá fora” para até pedidos de ajuda como “Estou com dor”.
De acordo com Sanchez, o aplicativo ainda oferece uma versão que pode ser treinada para entender um gato específico. “Eu trabalhei com a Alexa por um tempo e pude ver como que o processo é feito, como eles treinam os modelos e trabalham com ciências de dados. Então, eu fiquei pensando ‘Eu poderia fazer algo similar com gatos e poderíamos fazer um app’”
Assim nasceu o MeowTalk (disponível nas plataformas iOS e Android) e vem em um modelo padrão que escuta os miados do seu gato e categoriza eles em 10 pré-definições que te dizem qual o intuito do gato com o som.
Sanchez explica que, por conta de cada gato ter uma linguagem individual, o aplicativo irá se adequar aos sons e se adaptar ao vocabulário dele, se o dono usá-lo constantemente. Assim, ao longo do tempo, o MeowTalk saberá exatamente o que seu gato está te pedindo.
Fonte: Petepop