Pais de estudantes das escolas municipais de Jarinu (SP) reclamam que as crianças estão sem os uniformes escolares desde 2016. De acordo com eles, no ano passado a prefeitura prometeu entregar, mas não cumpriu o prazo.
Como estão sem uniformes, as crianças têm ido às escolas com roupas diferentes. Segundo o secretário de Administração, Anderson da Cunha, a prefeitura não tem um prazo para a compra dos uniformes por conta da crise econômica no país.
Na Escola Municipal “Maria Helena Messias”, no bairro Maracanã, a maioria das crianças vai estudar com roupa normal. Aquelas que ainda têm uniformes antigos vão com eles, só que algumas calças estão curtas e justas.
Maria Isabel, que cuida da sobrinha, contou que recentemente a prefeitura exigiu que os alunos desfilassem de uniforme no dia 7 de setembro. O da sobrinha dela já não estava mais servindo. “Minha sobrinha fica com vergonha de vir, porque as calças já estão na canela”, conta.
Delma é mãe de duas crianças, uma de 5 e outra de 8 anos. Ela até tentou aproveitar o uniforme do mais velho, mas não conseguiu por muito tempo.
Anderson da Cunha afirma que outro motivo para o atraso da compra foi a Lei de Diretrizes e Base da Educação, a LDB, que não permite a compra de uniformes com recursos da educação. Ele afirmou ainda que a prefeitura não prometeu a compra no ano passado.
“Oficialmente, a prefeitura não fez nenhuma promessa, a gente não chegou nem a lançar o edital de licitação por não ter recurso. Provavelmente foi boato que surgiu em relação a isso”, explica o secretário.
Sobre o desfile de 7 de setembro, Anderson diz que a informação não é verdadeira e que em momento algum a prefeitura exigiu o uso do uniforme em qualquer evento.
Fonte: G1.globo.com