A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou no fim da tarde deste domingo (28) que a cidade regredirá à fase vermelha do Plano São Paulo a partir desta terça-feira (2). A administração municipal justificou a decisão com o fato dos leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 estarem com ocupação de 100%. Na fase vermelha do Plano São Paulo, apenas serviços essenciais podem funcionar.
Outra medida para tentar frear o aumento no número de casos da doença na cidade é a suspensão das aulas presenciais nas escolas do município também a partir desta terça-feira. A medida vale para escolas municipais, estaduais e particulares. Um decreto municipal com as novas regras será publicado nesta segunda-feira (1º).
A decisão de suspender as aulas a partir de terça-feira foi anunciada pelo secretário de educação de Bragança Paulista, Adilson Condesso, em uma transmissão ao vivo em uma rede social.
“A partir da próxima terça-feira, vamos suspender o atendimento em aulas presenciais em nossa cidade, em escolas estaduais, particulares e municipais. Qual o objetivo? Reduzir o fluxo de pessoas e apoiar o comitê para combater esse avanço que temos observado em todo o país dessa nova forma do vírus”, afirmou o secretário.
Nesta segunda-feira (1), as escolas do município ainda receberão alunos. Segundo Condesso, a medida começa valer a partir de terça para que os pais possam se reorganizar.
A região de Campinas, em que Bragança Paulista está inserida, regrediu da fase amarela para laranja do Plano São Paulo. A decisão foi anunciada pelo Estado na última sexta-feira (26). Porém, agora a Prefeitura de Bragança Paulista decide regredir por conta própria à fase vermelha, a mais restrita do plano de retomada econômica.
Bragança Paulista tinha, até domingo (28), 100% de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid-19. A cidade já teve 9.726 casos confirmados de Covid-19, sendo 7.814 recuperados, 1,719 em isolamento domiciliar, 36 hospitalizados e 157 óbitos.
Fonte: G1.globo.com