Corregedoria da GCM vai investigar conduta de agente de Piracaia

Na última quinta-feira (14), o agente foi filmado armado durante uma discussão no trânsito em Franco da Rocha (SP).

A Guarda Civil Municipal de Piracaia, no interior de São Paulo, informou que vai abrir um processo administrativo na Corregedoria da GCM para investigar a conduta de um guarda municipal da cidade.

Na última quinta-feira (14), o agente foi filmado armado durante uma discussão no trânsito em Franco da Rocha (SP).

(Foto: Reprodução / Site Prefeitura de Piracaia)

O vídeo foi gravado por um motorista de ônibus da Viação Caieiras, que pediu para não ser identificado. A imagem mostra quando o guarda municipal de Piracaia, Edson Luiz da Silva Junior, saca uma arma ao abordá-lo do lado de fora do ônibus.

Segundo o relato do motorista no boletim de ocorrência, o guarda “parou seu veículo em frente ao ônibus que ele estava conduzindo, desceu com a arma em punho, o ameaçando e perguntando se ele estava louco, pois havia fechado o veículo dele”.

Ainda segundo o documento, o agente pediu para que o motorista do coletivo se identificasse, que o guarda apresentava odor etílico e que, após a aglomeração de pessoas pelo local, ele saiu com seu veículo.

O comando da GCM em Piracaia afirmou que está abrindo um processo administrativo na Corregedoria para investigar a conduta do guarda e que repudia a atitude. Dependendo do resultado da investigação interna, o guarda poderá ser punido e perder o direito de andar armado.

Por telefone, o guarda municipal Edson Luiz negou que tenha ameaçado o motorista, e disse que desceu do carro armado por um procedimento de defesa, mas que logo depois colocou a arma no coldre

Ele disse ainda que foi ofendido pelo motorista e que permaneceu no local até a chegada da viatura da GCM de Franco da Rocha. O guarda também nega que tenha bebido e informou que registrou um boletim de ocorrência por injúria.

A TV Vanguarda procurou a Viação Caieiras, mas não teve retorno.

Fonte: G1.globo.com