Bom Jesus dos Perdões decretou na segunda-feira (1º) a regressão por conta própria à fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva do plano. O decreto tem validade de uma semana, entre os dias 2 e 8 de março, mas a medida pode ser prorrogada. A cidade segue os passos de Bragança Paulista, que decretou fase vermelha devido à ocupação de 100% dos leitos.
Em transmissão ao vivo em uma rede social, o prefeito do município, Dr. Benedito (DEM), justificou a decisão com o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e a ocupação total dos leitos para doença.
De acordo com o chefe do executivo, a unidade mista de saúde de Bom Jesus dos Perdões não tem mais condições de internar pacientes com Covid-19 e não há condições de transferência, já que outros municípios da região também estão com os ocupação total dos leitos.
“Devido à falta de vagas e os casos subindo, resolvi decretar fase vermelha para proteger a população. Se chegar mais um caso no nosso pronto-socorro, que é a unidade mista, poderá ir a óbito. Daí como vai funcionar? Se não tiver vaga, vai decretar que vai morrer, que não tem para onde mandar. Recursos não temos. Então, isso aí é algo que gostaria que todos entendessem. É para proteger as suas famílias”, disse Dr. Benedito.
Na fase vermelha do Plano São Paulo, apenas serviços essenciais podem funcionar. De acordo com o prefeito de Bom Jesus dos Perdões, o decreto tem validade de uma semana. Após esse período, será feita uma nova análise.
O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões na segunda-feira (1º) informa que a cidade já teve 973 casos de Covid-19, sendo que 944 estão curados, 12 estão em isolamento domiciliar, cinco estão internados em enfermaria e 12 pessoas já morreram pela doença no município.
“Nossa cidade entrou em colapso nos casos de Covid. Teve um aumento exagerado depois do carnaval. Temos 11 casos em Bom Jesus, não tem mais vaga na região. Bragança está esgotada as vagas, também está decretando [a fase vermelha]”, afirmou Dr. Benedito.
A fase vermelha em Bragança Paulista começa a valer a partir desta terça-feira (2).
O que pode funcionar em Bom Jesus dos Perdões?
- Hospitais, laboratórios e clínicas médicas, inclusive odontológicas, farmácias e revendedores de produtos médicos hospitalares e ortopédicos;
- Estabelecimentos bancários, lotéricas, serviços postais, correspondente bancário, hotéis e pousadas;
- Mercados, mercearias, minimercados e supermercados;
- Padarias, sem consumação no local;
- Açougues;
- Clínicas veterinárias, agropecuária e pet shops;
- Táxis e aplicativos de transporte;
- Bancas de jornais;
- Postos de combustível;
- Atividades Religiosas;
- Transporte e entrega de cargas em geral;
- Oficinas de mecânica automotiva, inclusive funilarias e borracharias;
- Transporte Público;
- Serviços de segurança privada;
- Distribuidora de material de construção;
- Empresa de distribuição e fornecimento de água mineral e gás de cozinha;
- Produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;
- Serviços funerários;
- Captação, tratamento de esgoto e coleta de lixo;
- Serviços de iluminação pública.
Os demais serviços não podem atender os clientes presencialmente, como bares e restaurantes, que podem funcionar apenas por delivery ou retirada no local.
Fonte: G1.globo.com