O governo de São Paulo regrediu as cidades da região bragantina à fase laranja do Plano São Paulo. A reclassificação foi anunciada em coletiva de imprensa no Palácio do Bandeirantes no início da tarde desta sexta-feira (26). As medidas devem seguir até o dia 5 de março, quando uma nova avaliação deve ocorrer.
A reclassificação para uma etapa mais restritiva acontece após alta na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 na diretoria regional de Campinas, em que a região bragantina está inserida. Segundo o estado, o índice está em 73,4%.
A partir desta sexta, começa a valer em todo o Estado a restrição de circulação das 23h às 5h. A regra permanecerá em vigor até 14 de março.
Em decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta (26), o governador João Doria (PSDB) determina uma força-tarefa de fiscalização e diz que a Polícia Militar “poderá determinar a dispersão de aglomerações, sempre que constatar reunião de pessoas capaz de aumentar a disseminação da Covid-19.”
As cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral norte atingiram a marca de 143 mil casos de Covid-19, além de 2,6 mil mortes pela doença até a manhã desta sexta. Na região bragantina eram 18,2 mil casos e 331 mortes.
Regras da fase Laranja
(fase sofreu alterações no dia 5 de janeiro e passou a ser mais permissiva)
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Regras da fase amarela
Todos os serviços da fase laranja funcionam, mas podem ficar abertos até as 22h.
- A capacidade permanece em 40% para academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais.
- Estabelecimentos podem optar pelo funcionamento partilhado ao longo do dia, no intervalo de 6h às 22h, por até 12 horas – com exceção dos restaurantes, que podem funcionar por 10 horas diárias.
- Bares reabrem e fecham as portas às 20h.
- Restaurantes e demais estabelecimentos podem funcionar até as 22h.
- Consumo e atendimento no local só valem para clientes sentados.
- Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.
- Escolas aumentam a capacidade de alunos, de acordo com a fase amarela.
Fonte: G1.globo.com