Francês é alvo de buscas em Bragança após Interpol alertar sobre crimes de racismo na web

Operação teve como objetivo combater a disseminação de conteúdos antissemitas e racistas na internet. Homem de 36 anos não foi preso.

Um francês de 36 anos foi alvo de uma operação da Polícia Federal em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (8). Segundo a PF, ele é suspeito de ter feito postagens racistas, antissemitas e discriminatórias, no fim de 2023.

Francês é alvo de operação da PF em Bragança Paulista (SP) contra preconceito e racismo na internet (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

As investigações começaram após a Interpol compartilhar a denúncia com as autoridades brasileiras. Nesta terça-feira, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do francês.

O homem não foi preso, mas os policiais coletaram provas e apreenderam dispositivos eletrônicos, como um notebook e uma unidade de armazenamento de dados, que serão analisados na sequência das investigações.

Imagens da operação divulgadas pela Polícia Federal mostram que foram encontrados diversos livros na casa do suspeito – pelo menos um deles fala sobre o nazismo.

Ainda de acordo com a PF, caso o crime de ódio, preconceito ou racismo seja comprovado, o homem francês pode ser condenado a três anos de prisão.

Fonte: G1.globo.com