A Fundação Procon-SP avisa para que os consumidores estejam atentos aos falsos sites de compras. Criminosos utilizam o nome de grandes empresas e criam páginas com layout parecido com o das lojas originais. O site chama a atenção por oferecer produtos com preços muito abaixo do que é praticado no mercado.
O endereço eletrônico do falso site leva o nome de empresa conhecida, mas com o final diferente. Por isso, é importante observar com atenção o endereço eletrônico do estabelecimento antes de fazer qualquer compra virtual.
Além de desconfiar de preços muito baixos e conferir o endereço eletrônico do site, o usuário deve consultar a lista “evite estes sites” no site do Procon-SP. A lista divulga endereços que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
“As quadrilhas estão falsificando sites, inclusive de empresas conhecidas com a intenção de enganar o consumidor e tomar seu dinheiro. É preciso que as pessoas redobrem atenção nas compras online, em especial, agora em novembro quando acontece a Black Friday”, enfatiza o secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez.
“Uma dica simples pra quem vai comprar na internet é consultar no nosso site a lista de sites não recomendáveis, que conta com mais de 160 empresas que prejudicaram consumidores. E caso tenha conhecimento de sites falsos ou que não entregam, denuncie ao Procon-SP para que possamos alertar outras pessoas”, complementa.
Dicas
Confira outras dicas para evitar cair em golpes no ambiente virtual:
– Não forneça dados, senhas e códigos, entre outros;
– Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio e dinheiro, enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails – e não clique nesses links;
– Não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
– Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
– Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
– Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
– Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;
– O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via WhatsApp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais – veja quais são: https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/.)
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo